Formação de professores na pandemia é tema de livro lançado pela SertãoCult

O lançamento contará com emissão de certificados de extensão

Na próxima terça-feira, dia 20 de julho de 2021, será realizado evento de lançamento do livro “Formação de Professores e Experiências em Tempos de Pandemia”, organizado pelo prof. Dr. Carlos Alberto Vasconcelos. Na ocasião, os autores dos capítulos que compõem a obra falarão sobre suas pesquisas e sobre os desafios impostos aos profissionais da educação durante os últimos meses, quando nos vemos diante da crise provocada pela Covid-19.

“O cenário atual, marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e principalmente pela crise na saúde, coloca-nos diante de temas cruciais da vida, entre os quais a educação. Os profissionais da educação, em especial os professores, dispõem de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e disponibilizar um ambiente de aprendizagem colaborativo. Estamos todos (re)aprendendo a conhecer, a comunicarmo-nos, a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico. Ressaltamos, especificamente neste período pandêmico, que as tecnologias são extensões inerentes ao ser humano dentro do ciberespaço e cada vez mais exercem primazia como recursos para a educação”, afirma Vasconcelos.

O evento, que contará com emissão de certificados de Atividade de Extensão de 4 horas, será transmitido entre as 14h e as 18h pelo canal da editora SertãoCult. As inscrições podem ser feitas neste link.

Aproveite e faça o download gratuito de seu livro neste link.

Confira a programação:

14h: Abertura do evento: Jerfson Lins – Representante da Editora Sertão Cult (fala inicial dando as boas-vindas ao público)

14h10: Apresentação do livro Trabalho Infantojuvenil em Sergipe: desafios e perenidade de uma tradição cultural: Dr. Carlos Alberto Vasconcelos (DED/FOPTIC/UFS)

14h20: Prefacio da obra com Dra. Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza Sobral (Líder do Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos – DPEJDH/UNIT/CNPq), e Diretora do Tribunal de Contas de Sergipe.

14h30: Autora Dra. Diana Carvalho Mendonça (Grupo de Pesquisa Sobre Transformações no Mundo Rural – (GEPRU/PPGEO/UFS)

14h40: Apresentação do livro Formação de Professores e Experiências em Tempos de Pandemia: Dr. Carlos Alberto Vasconcelos (PPGED/PPGECIMA/UFS)

14h50: Prefaciando a obra Dra. Maísa Gomes Brandão , Membro Fundadora da Academia Alagoana de Educação – ACALE; Presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão e Pesquisa de Alagoas. Assessora Técnica do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL. Professora Visitante do Instituto Superior de Gestão-ISG em Lisboa, Portugal.

15h: Apresentação do evento e da dinâmica do lançamento com mediação do Prof. José Batista de Souza (FANEB/UFS/FOPTIC)

15h10: Capítulo 1:Aulas Remotas na Educação Básica: implicações para a formação de professores Autoras: Rozevania Valadares de Meneses César e Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa

15h20: Capítulo 2: Formação de professores: reflexões em tempos de incerteza

Autoras: Alessandra dos Santos Vieira e Clara Maria Correa Pereira Andrade

15h30: Capítulo 3: Formação Inicial de Pedagogos(as) para o Ensino de Matemática: a proposta curricular do curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Autora: Cássia Machado Ribeiro Dantas

15h40: Capítulo 4:A Formação de Professores para a Educação Ambiental frente aos Desafios da Ambientalização Curricular das Instituições

Autores: Natalie Batista Oliveira e Carlos Alberto Vasconcelos

15h50: Capítulo 5: Formação de Professores no Brasil: da lei das escolas de primeiras letras – 1827 ao decreto presidencial nº 6.755 – 2009

Autoras: Rozevania Valadares de Meneses César e Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa

16h: Capítulo 6: A Formação de Professores de Matemática e que Ensinam Matemática e suas Implicações para a Prática Pedagógica

Autores: Eressiely Batista Oliveira Conceição e Carlos Alberto de Vasconcelos

16h10: Capítulo 7: Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores: uma reflexão entre teoria e prática

Autoras: Maria da Piedade Andrade do Rosário e Jordana Rabelo de Menezes

16h20: Capítulo 8: Formação de Professores para o uso de Tecnologias Digitais: experiências exitosas da Universidade Federal de Sergipe durante a pandemia

Autores: José Batista de Souza e Tainah dos Santos Carvalho

16h30: Capítulo 9: O Bacharel na Docência: um estudo sobre a atuação do professor bacharel no ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Santarém

Autores: Wanderson dos Santos Monteiro e José Antônio de Oliveira Júnior

16h40: Capítulo 10: Pipa Tetraédrica de Graham Bell: uma experiência pedagógica no processo de formação continuada de professores para o ensino de geometria

Autores: Elisânia Santana de Oliveira e Weverton Santos de Jesus

16h50: Capítulo 11: Educação a Distância em Tempos de Pandemia: uma análise das relações educacionais

Autores: Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, Alessandra Conceição Monteiro Alves e Luiz Claudio Correia dos Santos

17h: Capítulo 12: A Sequência Didática Digital na Produção virtual de paródias

Autores: Fábio Pires de Amorim e Denson André Pereira da Silva Sobral

17h10: Capítulo 13: Desafios para o Desenvolvimento da Educação Ambiental no Semiárido de Sergipe

Autor: Wagner da Cruz Silva

17h20: Encerramento das apresentações: José Batista de Souza

17h30: Encerramento do evento: Carlos Alberto Vasconcelos

2 comentários sobre “Formação de professores na pandemia é tema de livro lançado pela SertãoCult

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.