História Oral: diálogos com a obra de Alessandro Portelli no Brasil reúne textos de renomados e jovens pesquisadores inspirados pelo mestre italiano

Quando esteve em Sobral, em visita à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Alessandro Portelli talvez não imaginasse que estaria plantando uma importante semente entre os estudantes da região. Essa semente germinou e, anos depois, temos inúmeras iniciativas e trabalhos de grande qualidade inspirados na obra do mestre italiano. Alguns deles, pensados e desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos de História Oral, liderado pela professora Telma Bessa Sales, que por meio das professoras Yara Khoury e Heloísa Cruz, da PUC-SP, conheceu Portelli e, a partir de então, sempre o tem presente eu seus estudos, como neste livro, prefaciado por ele.
Este livro é mais do que um apanhado de excelentes trabalhos de pesquisa em história oral, mas uma homenagem àquele que, gentilmente, compartilhou um pouco de seu conhecimento com uma geração ávida por produzir conhecimento sobre sua gente, sua terra, ou seja, sobre suas próprias histórias. A metodologia de Portelli ajudou a semear essas histórias e está presente em cada página a seguir, cujo fruto mais importante é o potencial de seguir inspirando mais e mais pesquisadores a ouvir, contar e registrar para a História nuances que, sem essa atitude, passariam despercebidas e normalmente cairiam no esquecimento.
O lançamento será na próxima quarta-feira, dia 14 de abril, às 14h, no canal da Editora SertãoCult, com falas de Alessandro Portelli e Yara Khoury. As inscrições podem ser feitas neste link e os participantes terão direito a certificado de atividade complementar emitido pela Universidade estadual Vale do Acaraú – UVA.
SERVIÇO
História Oral: diálogos com a obra de Alessandro Portelli no Brasil
Organizadores: Telma Bessa Sales e Antonio Jerfson Lins de Freitas
Editora SertãoCult
2021
268 páginas
