O ano de 2020 trouxe um cenário atípico devido à pandemia de Covid-19. Entre os profissionais da educação, a maior dificuldade foi a adaptação de metodologias que permitissem um ensino de qualidade na modalidade à distância. Mas além dos desafios, 2020 também trouxe a consolidação de muita produção acadêmica relevante nas mais diversas áreas do conhecimento, algumas capazes até de superar as fronteiras da ciência, com aplicabilidade no dia a dia das pessoas.
É o caso da obra Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula, da professora doutora Herik Zednik, que mais do que o resultado de anos de pesquisa e prática docente, é um guia fundamental para quem tem consciência da necessidade do uso de tecnologias na educação, não apenas como uma curiosidade, mas como um elemento fundamental para a educação atual.
Mas não devemos nos enganar com o título. Não apenas professores e estudantes têm a ganhar com a leitura da obra, mas todos aqueles que têm curiosidade em entender esta nova Era Pós-digital, que torna imprescindível o domínio básico da tecnologia para tarefas cotidianas, seja a organização e apresentação de fotos e vídeos pessoais para um grupo de familiares e amigos, seja a criação de conteúdos mais elaborados para o trabalho, ou mesmo para auxiliar os filhos em suas atividades escolares.
O livro traz mais de 1.300 ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula, desde os mais simples aplicativos de apresentação de slides, áudios e vídeos, àqueles que permitem uma melhor assistência a estudantes com deficiência, físicas ou cognitivas, além de sugestões de museus virtuais, com visitas a partir de realidade virtual, bibliotecas gratuitas e uma infinidade de conteúdos, muitas vezes inacessíveis pela falta de uma divulgação mais efetiva.
“O livro apresenta uma proposta taxonômica das Tecnologias Digitais, como aporte ao desenvolvimento da cultura digital na sala de aula. A finalidade é colaborar com o desenvolvimento da maturidade digital docente, o planejamento de aulas, a produção de conteúdos e a inovação da prática educativa”, afirma a autora.
E como a proposta do livro é levar aos professores as possibilidades apresentadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, não poderia ser uma obra comum. O livro é bastante interativo, com linguagem simples e diversas propostas práticas para o uso em sala de aula. Além de muitas ilustrações, os leitores terão acesso a conteúdo extra a partir de QR Codes e links que os guiarão a diversas ferramentas online, vídeos, podcasts e ricos suportes para a atividade docente e auto aprendizagem.
“É crucial perceber que a Era Pós-digital exige uma educação diferente da vivenciada na Era Digital. A Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação contribui para a geração de professores curadores, capazes de fazer uma escolha didática e eficiente dos materiais digitais disponíveis”, explica a professora Herik Zednik. Lançado pela Editora SertãoCult, o livro está disponível para compra nas principais plataformas virtuais.
Serviço
Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação: aporte à cultura digital na sala de aula
Ano de lançamento: 2020
Editora SertãoCult
206 páginas
Sobre a autora: Herik Zednik é graduada em Pedagogia (UECE), doutora em Informática na Educação (UFRGS), mestre em Computação Aplicada, na área da Informática Educativa (UECE), e especialista nas seguintes áreas: Mídias na Educação (UFC); Gestão Escolar (UDESC); Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF); e Administração Escolar (Salgado de Oliveira). Participou do estágio sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Tem experiência nas diversas modalidades e níveis de ensino (Professora da Educação Básica e Ensino Superior) e, também, em gestão de unidades educativas, coordenação de cursos de extensão, coordenação de cursos superiores, Educação a Distância, avaliação de recursos digitais educacionais, Design Instrucional.