Organizadores:
ARAÚJO, Raimundo Lenilde de
SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos
LEITE, Cristina Maria Costa
BISPO, Marcileia Oliveira
SANTOS, Clézio dos
ISBN: 978-65-87429-99-1 – e-book – pdf
ISBN: 978-85-67960-39-5 – papel
DOI: 10.35260/87429991-2021
Ano de publicação: 2021
526 páginas
Como citar:
ABNT: ARAÚJO, Raimundo Lenilde de; SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos; LEITE, Cristina Maria Costa; BISPO, Marcileia Oliveira; SANTOS, Clézio dos (Orgs.). Formação docente, ensino de geografia e o livro didático. Sobral-CE: SertãoCult, 2021.
APA: Araújo, R. L.; Santos, M. F. P.; Leite, C. M. C.; Bispo, M. O.; & Santos, C. (Orgs.). Formação docente, ensino de geografia e o livro didático. Sobral-CE: SertãoCult, 2021.
Baixe aqui o seu livro gratuitamente
APRESENTAÇÃO
Este livro e seus respectivos capítulos exprimem as inúmeras abordagens do complexo teórico e metodológico que envolve a pesquisa acadêmica e a discussão de temas relacionados com a Formação Docente, o Ensino de Geografia e o Livro didático e que são fundamentais para a compreensão da Geografia Escolar. Foi organizado com a intenção de incentivar os novos pesquisadores por meio da publicação de seus artigos, ou seja, aqueles apresentados no XVIII ENANPEGE, em São Paulo, 2019, e fomentar ainda mais a rede com novas perspectivas de Formação Docente, do Ensino de Geografia e do Livro Didático em âmbito nacional, com a reunião de publicações de diversos grupos de pesquisas, em diferentes linhas de Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação em Geografia de Universidades localizadas em todas as regiões brasileiras.
SUMÁRIO
Apresentação / 11
Afinal, para quem serve a reforma do Ensino Médio? / 17
Alcinéia de Souza Silva
Doi: 10.35260/87429991p.17-30.2021
Autores de livros para professores de Geografia entre os anos de 1920 e 1940 / 31
Janete Regina de Oliveira
Doi: 10.35260/87429991p.31-44.2021
Bioma caatinga: análise dos livros didáticos de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Patos-PB / 45
Telma Gomes Ribeiro Alves
Rosemeri Melo e Souza
Diógenes Félix da Silva Costa
Doi: 10.35260/87429991p.45-54.2021
Ciência da morfologia de Goethe: o arquétipo e a formação epistemológica e metodológica da Geografia / 55
Antonio Carlos Vitte
Doi: 10.35260/87429991p.55-67.2021
Criação de novas tecnologias para um ensino de Geografia interativo para pessoas com deficiência nas escolas / 69
Jaqueline Machado Vieira
Reinaldo dos Santos
Doi: 10.35260/87429991p.69-82.2021
Decolonialidade e ensino de Geografia: uma releitura do espaço geográfico / 83
Rodrigo Capelle Suess
Alcinéia de Souza Silva
Doi: 10.35260/87429991p.83-97.2021
Docência compartilhada e ensino de Geografia: reflexões e práticas na rede municipal de ensino de São Paulo-SP / 99
Alex Marighetti
Doi: 10.35260/87429991p.99-113.2021
Educação geográfica e ambiental: propostas e desafios para a formação docente no município de Corumbataí-SP / 115
Éder Rodrigo Varussa
Doi: 10.35260/87429991p.115-127.2021
Educação, livro didático e o professor crítico-reflexivo: possibilidade de ressignificar a prática docente / 129
Hugo de Carvalho Sobrinho
Doi: 10.35260/87429991p.129-143.2021
Ensino de Geografia a partir do local: o caso da expansão urbana na Zona Sul de Ilhéus-BA / 145
Elisângela Rosemeri Martins Silva
Doi: 10.35260/87429991p.145-159.2021
Ensino de Geografia e educação do campo: fortalecimento e (re)construção do território camponês / 161
Eduardo Henrique Modesto de Morais
Doi: 10.35260/87429991p.161-174.2021
Ensino de Geografia e realidade socioespacial nas cidades capitalistas: condições desiguais, acesso à moradia e precariedade do habitar / 175
Gilselia Lemos Moreira
Doi: 10.35260/87429991p.175-187.2021
Estatuto da Cidade como temática pedagógica nos livros didáticos / 189
Ricardo José Gontijo Azevedo
Doi: 10.35260/87429991p.189-201.2021
Formação de professores de Geografia na USP para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960) / 203
Márcia Cristina de Oliveira Mello
Doi: 10.35260/87429991p.203-213.2021
Geografia Urbana para o 7° ano do ensino fundamental: o espaço urbano do DF e entorno como possibilidade de referência ao ensino nos livros didáticos / 215
Ricardo Chaves de Farias
Mariana Rezende Souza
Doi: 10.35260/87429991p.215-228.2021
Importância do conhecimento docente acerca do lugar do/a estudante: o ensino da Geografia para a emancipação humana / 229
Henrique Rodrigues Torres
Doi: 10.35260/87429991p.229-240.2021
Licenciaturas de Geografia no estado de São Paulo: movimentos históricos, processos formativos e perspectivas / 241
André Luís Messetti Christofoletti
Diego Correa Maia
Doi: 10.35260/87429991p.241-251.2021
Metodologias aplicadas no ensino de Geografia para o educando surdo: um estudo de caso em uma escola pública estadual do município de Teresina-PI / 253
Elayne Cristina Rocha Dias
Doi: 10.35260/87429991p.253-265.2021
Mobilidade e precarização docente na região metropolitana do Rio de Janeiro / 267
Gleyce Assis da Silva Barbosa
Doi: 10.35260/87429991p.267-281.2021
Modelos de simulações: uma proposta pedagógica significativa para o ensino de Geografia / 283
Alexandre dos Santos da Rosa
Doi: 10.35260/87429991p.283-294.2021
Novo Ensino Médio e os desafios na prática docente nas escolas localizadas no campo do município de Jataí-GO / 295
Tatiane Rodrigues de Souza
Evandro César Clemente
Doi: 10.35260/87429991p.295-308.2021
Obstáculos epistemológicos na construção do conhecimento geográfico / 309
Leonardo Ferreira Farias da Cunha
Alcinéia de Souza Silva
Doi: 10.35260/87429991p.309-322.2021
Para bom provedor uma plataforma Moodle basta: estudo sobre a construção de territórios virtuais na formação em EaD / 323
Débora Gaspar Soares
Doi: 10.35260/87429991p.323-339.2021
Políticas públicas de formação docente em nível superior do Pronera e Procampo: Cegeo e Leduc / 341
Rodrigo Simão Camacho
Doi: 10.35260/87429991p.341-354.2021
Por uma base de conhecimentos docentes: as contribuições de L. S. Shulman na discussão do profissional professor de Geografia / 355
Valéria Rodrigues Pereira
Claudivan Sanches Lopes
Doi: 10.35260/87429991p.355-368.2021
Práticas de cartografia e astronomia em sala de aula: trajetória formativa durante um estágio supervisionado de Geografia / 369
Diego Maguelniski
Doi: 10.35260/87429991p.369-383.2021
Práticas Formativas e diferentes estratégias para o ensino de Geografia nos anos iniciais / 385
Diego Correa Maia
Ana Claudia Nogueira Maia
Doi: 10.35260/87429991p.385-399.2021
Práticas pedagógicas no ensino da Geografia: análises da contemporaneidade / 401
Angislene de Fátima Ferreira Andrade
Doi: 10.35260/87429991p.401-412.2021
Raciocínio geográfico e pensamento espacial: uma análise aplicada à Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental – Anos Finais / 413
Denise Mota Pereira da Silva
Doi: 10.35260/87429991p.413-424.2021
Reflexões sobre o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação: obstáculos na prática docente / 425
Ana Paula Pinho Pachêco Gramata
Doi: 10.35260/87429991p.425-438.2021
O saber experiencial no contexto das políticas de desenvolvimento profissional do docente em Geografia / 439
Baltasar Fernandes Garcia Filho
Doi: 10.35260/87429991p.439-452.2021
Tendências da pesquisa geográfica: o uso da categoria paisagem nos trabalhos do Egal (1987 a 2017) / 453
Larissa Donato
Bruna Morante Lacerda Martins
Doi: 10.35260/87429991p.453-466.2021
Uso do livro didático e o Agrinho: uma compreensão do espaço agrário a partir do lugar / 467
Thiara Gonçalves Campanha
Doi: 10.35260/87429991p.467-478.2021