Organizadores:
LIMA, Iracilde Maria de Moura Fé
PORTELA, Mugiany Oliveira Brito
GUERRA, Antônio José Teixeira
ISBN: 978-65-5421-051-5 – e-book – pdf
ISBN: 978-65-5421-050-98 – papel
Doi: 10.35260/54210515-2023
Ano de publicação: 2023
238 páginas
Como citar:
ABNT: LIMA, Iracilde Maria de Moura Fé; PORTELA, Mugiany Oliveira Brito; GUERRA, Antônio José Teixeira Guerra (Orgs.). Ensino da cidade de Teresina: meio ambiente e paisagens. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.
APA: Lima, I. M. M. F.; Portela, M. O. B.; & Guerra, A. J. T. (Orgs.). Ensino da cidade de Teresina: meio ambiente e paisagens. Sobral-CE: SertãoCult, 2023.
Clique aqui para baixar o e-book
APRESENTAÇÃO
A apresentação das propostas para o ensino de Geografia acerca da cidade de Teresina consiste em um passo inicial rumo a um conceito mais detalhado das abordagens sobre a cidade e o cotidiano das pessoas que nela vivem. A intenção é, antes de tudo, mostrar que existe um caminho alternativo para ensinar a cidade de Teresina, de forma mais crítica e ativa. Como cautela, as propostas têm o objetivo de contribuir para a formação dos professores (inicial e continuada), na expectativa de que eles reflitam e façam as necessárias adequações às suas realidades. Dessa forma, o referido livro apresenta diferentes discussões com temáticas que estão presentes nos currículos da Educação Básica, tais como o ensino de Geografia, Biologia e História, a partir de um olhar voltado para a cidade de Teresina (Piauí).
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO / 7
PREFÁCIO / 9
INTRODUÇÃO / 15
Mugiany Oliveira Brito Portela
CAPÍTULO 1
O ensino da Geografia dos lugares: o (des)conhecimento das paisagens e a (des)construção do meio ambiente urbano / 21
Marcelo Martins de Moura Fé
CAPÍTULO 2
O(s) clima(s) de Teresina (Piauí) e possibilidades de interpretação em sala de aula / 39
Hikaro Kayo de Brito Nunes
Jamersson Francisco Ribeiro Brito
CAPÍTULO 3
O ensino das bases geológicas, do relevo e dos rios e suas relações com a formação/transformação do espaço urbano de Teresina (Piauí) / 57
Iracilde Maria de Moura Fé Lima
CAPÍTULO 4
As inundações e os problemas socioambientais decorrentes: reflexões para o ensino de Teresina (Piauí) / 85
Sammya Vanessa Vieira Chaves
Iracilde Maria de Moura Fé Lima
CAPÍTULO 5
Áreas verdes citadinas: o papel da vegetação como fator mitigador no contexto urbano de Teresina (Piauí)/ 105
Tony César de Sousa Oliveira
Vanessa Fernanda da Silva Sousa
Ruth Raquel Soares de Farias
Antonio Alberto Jorge Farias Castro
CAPÍTULO 6
Hortas comunitárias em Teresina (Piauí): contribuições para a educação / 117
Almir Bezerra Lima
CAPÍTULO 7
O ensinar sobre a geodiversidade das cidades e sua importância para o geoturismo urbano / 135
Maria do Carmo Oliveira Jorge
Antonio Jose Teixeira Guerra
CAPÍTULO 8
Geoturismo e turismo cultural em Teresina (Piauí): roteiros para conhecer, valorizar e ensinar sobre o patrimônio ambiental e cultural / 155
Francisco Welington de Araujo Sousa
Iracilde Maria de Moura Fé Lima
Elisabeth Mary de Carvalho Baptista
CAPÍTULO 9
Geotecnologias como ferramentas para representação e análise de paisagens de Teresina (Piauí) / 187
Marco Aurélio da Silva Lira Filho
CONCLUSÃO / 203
REFERÊNCIAS / 205
SOBRE OS ORGANIZADORES /AUTORES / 231