História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 – 1931)

Autor:

SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos

ISBN: 978-65-5421-043-0 – e-book – pdf
ISBN: 978-65-5421-042-3 – papel
DOI: 10.35260/54210430-2022
Ano de publicação: 2022
134 páginas

Como citar:
ABNT: SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931). Sobral-CE: SertãoCult, 2022.

APA: Santos Sobrinho, D. M. História do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908 -1931). Sobral-CE: SertãoCult, 2022.


Baixe aqui o seu livro gratuitamente


APRESENTAÇÃO

Muito tem sido escrito sobre o Sertão.
Das veredas de Guimarães Rosa (1956) até os recentes estudos resultantes do Mestrado em História dos Sertões (MHIST/CERES-UFRN), este espaço de formação da cultura, de um modo próprio de viver e da produção historiográfica tem encantado há muitos, e o seu modus operandi suscitado interesse e provocado o debruçar-se sobre seus fatos e eventos.
O modo próprio de organização da vida, marcado pela resistência frente aos desafios do mundo de vida cotidiano do sertanejo e da natureza, é um dos muitos referenciais que caracterizam o homem e a história dos lugares que compõem este espaço.
Um espaço que se constitui como ambiência de vivência, onde não só é possível se identificar um tipo característico de cultura e de construção social, como também é possível identificarmos o arquétipo de um modo de pensar e de construir a história, a qual se escreve no presente e se observa na vida cotidiana de cidades e campos que mutam e encantam na presença da estação chuvosa. Assim como a caatinga que desperta em verde, a vida desperta em alegria.
Ao falar sobre a história do ensino de geografia em grupos escolares do Rio Grande do Norte, o autor nos convence de que no sertão também se constrói a História da Educação no Brasil.

Professora Tânia Cristina Meira Garcia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

SUMÁRIO

Capítulo 1 – CAMINHOS PERCORRIDOS PELO PESQUISADOR: DO SERTÃO NORTE-RIO-GRANDENSE AO LITORAL PARAIBANO / 11

O ingresso na graduação e o contato com a pesquisa e docência / 11
O Ensino de Geografia como objeto de estudo no Mestrado / 15
Entre decepções, desencontros e encontros: o ingresso no Doutorado / 19
História do Ensino de Geografia em Grupos Escolares do Rio Grande do Norte / 24

Capítulo 2 – LEGISLAÇÕES E CENÁRIOS EDUCATIVOS: OS GRUPOS ESCOLARES NO RIO GRANDE DO NORTE NA 1ª REPÚBLICA / 45
Grupos Escolares no Brasil: exemplificações do Ensino Primário na 1ª República / 45
Grupo Escolar Senador Guerra: a idealização da proposta republicana de ensino em solo Seridó norte-rio-grandense / 54
Grupo Escolar Almino Afonso: o modelo de ensino republicano chega à serra do oeste potiguar / 60
Grupo Escolar Quintino Bocaiúva: a nova concepção de ensino primário republicano nas terras do Inharé / 67
Grupo Escolar Joaquim Nabuco: a expansão do ensino primário chega à Pedra do Sino / 73

Capítulo 3 – A GEOGRAFIA ENSINADA NOS GRUPOS ESCOLARES NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX NO RN: LIÇÕES DE COISAS E MÉTODO INTUITIVO / 81
Compreendendo as Lições de Coisas e o Método Intuitivo de Ensino / 81
Pontos tratados e Práticas das professoras ao lecionarem Geografia nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte / 99

APONTAMENTOS FINAIS / 121

REFERÊNCIAS / 125